03/04/2019

Parvovirose: Entenda sobre a doença!

Parvovirose: Entenda sobre a doença!

A parvovirose é uma doença contagiosa causada por um vírus, que afeta principalmente caninos, podendo ser fatal (devido ao vômito e uma diarreia sanguinolenta severa), causando uma desidratação intensa. A rapidez em chamar um Médico Veterinário faz toda a diferença, pois com um tratamento imediato, aumenta as chances do animal se recuperar.

O vírus fica no ambiente por muitos meses, o que permite sua disseminação. A transmissão é por via fecal-oral (fezes e boca), ou seja, a parvovirose é eliminada através das fezes dos cães doentes e entrada das fezes nos cães sadios pela boca quando eles lambem, através do solo, água e alimentos contaminados por fezes contaminadas, (fezes secas muitas das vezes), que ficam no pelo do animal, e quando eles rolam no chão passam pro ambiente, seja em casa, na rua ou em praças.

A vacinação é extremamente importante, principalmente em fêmeas antes da cobertura (cruza), para que passe imunização aos filhotes na gestação e também na amamentação. Nos filhotes a primeira dose da vacina (V8), deve ser aplicada com quarenta e cinco (45) dias, sendo três (3) aplicações e uma (1) aplicação da vacina anti-rábica, ainda assim, antes que termine o esquema vacinal, o animal não deve ter contato com a rua, sapatos devem ser deixado fora do alcance e o ambiente deve ser lavado com desinfetante amonio quartenário. Labradores e Rottweilers possuem um esquema de vacinação diferenciado, pois tem mais predisposição a ter a doença. Anualmente deve ser feita uma (1) aplicação da (v8) e uma (1) anti-rábica. Lembrando que a vacinação deve ser feita por um Médico Veterinário, pois as vacinas devem ficar em uma temperatura ideal e o animal precisa ser examinado antes.

Prevenir é a melhor opção, pois além do animal não sofrer com a doença, o custo é muito menor!

Fale conosco agora via WhatsApp!