29/03/2019

Doença Renal Crônica em Cães e Gatos

Doença Renal Crônica em Cães e Gatos

É uma doença incurável, pois é uma alteração degenerativa, cujas estimativas mundiais segundo o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), é que 1 em cada 3 gatos e 1 em cada 8 cães apresentará a Doença Renal Crônica (DRC).

Os sinais clínicos, na maioria das vezes, são silenciosos, e podem aparecer quando a patologia já está em fase avançada. Diminuição do apetite, aumento de sede e de urina, apatia, emagrecimento, constipação (prisão de ventre), ascite (líquido livre no abdômen), edema, alterações ósseas, cegueira súbita, convulsões, coma, diarreia, vômito, mau cheiro e ulceras na boca.

Quando a doença é diagnosticada precocemente, o tempo de vida do animal aumentará. O tratamento aliviará os sinais e irá controlar que o quadro progrida.

Os exames de rotina e preventivos (coleta de urina e de sangue e ultrassonografia abdominal) são importantíssimos para que seu amigo não chegue a um estágio tão avançado, porque além de evitar que o animal sofra, é mil vezes mais barato do que o valor de um tratamento para a doença.

Estudos mostram que a doença costuma atingir animais com mais de 6 anos de idade, mas podem ocorrer em animais mais novos com quadros de  inflamações, parasitas, doenças congênitas, traumas e até mesmo em um procedimento anestésico mal conduzido. Além disso, devemos lembrar-nos da higiene oral, porque as bactérias que se alojam nos rins, podem vir da boca, por isso é muito importante também a escovação diária dos dentes.

Não deixe para depois, leve seu pet a um Médico Veterinário para fazer exames de rotina e converse com ele sobre um manejo adequado.

Fale conosco agora via WhatsApp!