Dra. Yara Ribeiro Ramalho
17/04/2019
Muitas pessoas levam seus animais para consulta, são realizados exames e estipulado tratamento. E quando o animalzinho apresenta melhora aparentemente, o tutor não volta com o pet.
O retorno é muito importante para saber como o animal passou durante o tratamento, ele é examinado como um todo, e são coletado novos exames para saber se realmente houve melhora.
Levem seus animais aos retornos, pois é imprescindível para saber se seu amiguinho realmente está bem!
Toda consulta tem direito ao retorno!
Dra. Yara Ribeiro Ramalho
16/04/2019
O ato de o animal comer fezes é chamado de coprofagia, podendo ingerir suas próprias fezes ou a de outros animais. Existem várias causas que podem estar associadas.
Comportamental
Principal causa, podendo estar relacionada com o tédio, por broncas que o cachorro leva ao fazer o cocozinho no lugar errado e a falta da atenção do tutor (fazendo com que o animal coma fezes para que prestem atenção nele).
Genética
Algumas raças são mais predispostas a coprofagia (Golden Retriever, Labrador, Maltês, Lhasa Apso e Shihtzu). Lembrando que cães de outras raças também podem comer cocô.
Orgânica
Relacionada com uma alimentação pobre em nutrientes e com restrição calórica, distúrbios gastrointestinais, síndrome da má absorção, vermes e muitas outras causas.
Para saber se o animal tem algum problema orgânico, ele deve ser levado a uma consulta por um Médico Veterinário, para que seja descoberta a causa e tratar da melhor forma!
Dra. Yara Ribeiro Ramalho
13/04/2019
Cortar rabo, orelhas de cães e arrancar as garras dos gatos, já foi considerado estética para algumas raças, hoje em dia é considerada mutilação e crime ambiental. Profissionais que fazem a cirurgia e até mesmo os donos dos animais podem ser punidos.
Desde o ano de 2008, existe uma norma federal que proíbe cortar orelhas e rabos de cães, cirurgia em cordas vocais dos cães para eles não latirem, e cortar garras e falanges de felinos. Nos gatos, a mutilação era feita para que não aranhassem os donos e nem os móveis da casa. As orelhas compridas protegem os ouvidos de insetos e da entrada de água, já o rabo é fundamental para o equilíbrio dos animais e a forma deles demonstrarem sentimentos.
Médicos Veterinários que descumprirem a norma estão sujeitos a uma punição. A mutilação de animais domésticos é encarada como crime pela lei, que prevê aos proprietários pena de detenção de três meses a um ano, além de levar multa.
Ninguém gostaria de ser mutilado, então não façam isso com um animal que é indefeso!!!