24/04/2020
Dra. Yara Ribeiro Ramalho
24/04/2020
Chamamos de “tártaros”, os cálculos que são formados pela proliferação de bactérias a partir dos resíduos alimentares que ficam na superfície dos dentes.
Isso é uma doença periodontal, provocada pelo mau cheiro, inflamação e retração na gengiva, causando amolecimento e perda dentaria, além de que seu pet sente dores. O problema maior é que as bactérias entram no organismo e causam alteração nos principais órgãos vitais (RINS, CORAÇÃO e FÍGADO), diminuindo o tempo de vida do animal.
Isso tem prevenção e tratamento.
Para a prevenção, os dentes de seu Pet devem ser escovados pelo menos 3x por semana, se possível todos os dias, não precisa necessariamente usar pasta, o que vai evitar a formação de calculo é a mecânica da escova, mas se for usar pasta que seja específico para pets. Se o seu animal já estiver com tártaro, a escovação não irá resolver o problema.
O tratamento para a remoção dos cálculos se chama profilaxia oral, conhecido popularmente como tartarectomia. O animal é anestesiado com anestesia geral (inalatória), pois tem que ser intubado para evitar aspiração de líquido nos pulmões (se não for intubado, seu animal pode ter uma pneumonia aspirativa). O procedimento consiste em passar um aparelho chamado ultrassom dental, onde são removidas as placas bacterianas.
Agende uma consulta para avaliação da boca do seu melhor amigo para limpeza de tartaro com anestesia inalatória, na Clínica Veterinária – Dra. Yara Ribeiro Ramalho – (19) 3656-7488 / (19) 99530-5287 – Rua Quintino Bocaiúva, 183, Brás.
Seu pet merece o melhor!