11/07/2019
Dra. Yara Ribeiro Ramalho
11/07/2019
É uma infecção no útero de carater emergencial que desencadeia no período de cio da cadela, no qual o útero fica exposto e mais susceptível a contaminação bacteriana.
O excesso de progesterona (hormônio) faz com que aumenta a espessura do revestimento do útero favorecendo um ambiente para a proliferação bacteriana, desencadeando um processo infeccioso.
A utilização de contraceptivos, “a famosa vacina que corta o cio” favorece o aparecimento da doença, por conta dos hormônios progesterona e estrogênio, sem falar que ajuda no desenvolvimento de tumores de mama.
Existem dois tipos de Piometra:
Aberta: Corrimento vaginal purulento aproximadamente dois meses após o cio.
Fechada: Não há corrimento vaginal e nem sinais evidentes, o tutor não percebe no começo, apenas quando a doença está mais avançada, podendo ser muito perigoso.
Sinais clínicos:
O diagnostico é baseado na anamnese, sinais clínicos, exame de hemograma e ultrassonografia.
O tratamento é cirúrgico, que consiste em tirar os ovários e o útero, tendo que ser realizado o mais rápido possível, pois corre o risco de romper o útero, ter inflamação nos glomérulos e do animal morrer de septicemia.
Prevenir a doença é a melhor opção e a prevenção é a CASTRAÇÃO e NÃO APLICAR ANTICONCEPCIONAL!
Seu pet precisa de atendimento, agende uma consulta na Clínica Veterinária Dra. Yara Ribeiro Ramalho ligando para (19) 99530-5287.