13/06/2019
Dra. Yara Ribeiro Ramalho
13/06/2019
Conhecido como leucemia felina, pois se trata de uma doença com sintomas muito semelhantes aos da leucemia humana, que causa imunossupressão e se associa ao linfoma.
É uma enfermidade muito grave e também muito comum, que só afetam gatos.
É causada por um retrovírus, transmitido por contato com saliva, fezes, leite materno e urina de felinos infectados.
Muito frequente nos gatinhos que tem comportamento de ficar lambendo os outros gatinhos, compartilhamento de potinhos de comida e água, caixinhas de areia e demais fômites.
É importante lembrar que nem todos os felinos que entraram em contato com a doença irão desenvolver, pois tem gatos que possuem uma resposta imunológica eficaz.
O animal pode apresentar:
Os sinais são muito parecidos com outras doenças, por isso é muito importante levar seu animal a uma consulta, assim que identificar uma ou mais alterações. Os sintomas aparecem normalmente da fase progressiva da doença (quando o vírus está sendo eliminado de maneira ativa [saliva e fezes], onde outros gatos poderão ser contaminados mais facilmente).
A felv pode matar seu bichano, pois o vírus ataca o sistema imunológico e que podem fazer as células normais do corpo se transformar em células cancerosas, tendo como consequência linfomas, anemia, distúrbios neurológicos (vocalização e paralisia).
O diagnóstico é feito por meio de testes de antígenos (ELISA OU PCR).
A doença não tem cura, o que pode ser feito é tratar as doenças concomitantes e melhorar a imunidade do animal e os gatos contaminados devem ficar isolados dos gatos saudáveis.
Existem vários meios para prevenir:
Traga seu pet para uma consulta!