12/04/2019
Dra. Yara Ribeiro Ramalho
12/04/2019
Você já ouviu falar em PIF, FIV, FELV, rinotraqueíte e diabetes em gatos? Todos os gateiros deveriam saber, porque são doenças que afetam os gatos, podendo causar até morte de seu bichano!
Peritonite Infecciosa Felina (PIF)
A PIF é causada pela mutação do Coronavírus entérico, que atinge vários sistemas do organismo, gerando processo inflamatório e granulomas nesses locais. A transmissão pode ocorrer quando felinos saudáveis entram em contato com as fezes de felinos contaminados; quando esses gatos passam por e estresse ou queda de imunidade, o vírus entérico pode sofrer uma mutação e gerar a doença Peritonite infecciosa Felina.
Os sinais são perda de apetite, diarreia, abdômen distendido por conta do liquido abdominal, dificuldade respiratória por efusão pleural, icterícia e febre constante. A PIF é fatal e não existe cura para ela.
Vírus da imunodeficiência felina (FIV)
A FIV é ataca somente os gatos e é caracterizada pela diminuição drástica da imunidade, é conhecida como AIDS felina. A transmissão ocorre pela inoculação do vírus, durante brigas (salivas dos gatos contaminados).
Os sinais são emagrecimento, falta de apetite, diarreia, susceptibilidade a infecções secundárias e neoplasias. Assim como a AIDS dos seres humanos, a FIV não possui cura, apenas tratamento que visa reduzir a replicação viral, mas os bichanos podem viver com o vírus por muitos anos sem manifestar sinais da doença. Por isso é muito importante fazer exames de todos os gatos para essa doença em algum momento da vida.
Diabetes
Assim como nos humanos, a diabetes em gatos é causada pelo nível elevado de glicose no sangue, o pâncreas não consegue produzir insulina e regular o nível de açúcar no organismo
Os sinais são aumento do volume da ingestão de água e da urina, perda de peso e apetite. Devemos lembrar que a doença afeta principalmente gatinhos obesos, por isso é importante o controle de peso dos felinos. A doença possui tratamento e controle.
Herpesvírus felino
Comum em locais que tenha aglomeração de felinos, é transmitida através do vírus da herpesvirus felino 1, fazendo parte do Complexo Respiratório Felino.
Os sinais são espirros, secreções no nariz e nos olhos, úlceras de córnea e perda de apetite. A doença possui controle e pode ser evitada através da separação entre os gatos contaminados e aqueles que estão saudáveis e vacinação adequada. Evitar o estresse também diminui o risco de reativação viral.
Vírus da leucemia felina (FeLV)
Assim como a FIV, a FeLV também retira a capacidade de defesa do sistemaimunológico, conhecida como Leucemia Felina, também está associada ao desenvolvimento de leucemias mortais e tumores. A transmissão se dá pela saliva principalmente, através do comportamento de lambedura entre os gatos, podendo haver transmissão da fêmea para o filhote.
Os sinais se associam a infecções crônicas, anemia, emagrecimento, perda de apetite, diarreia, icterícia e óbito. Alguns não manifestam a doença, mas se tornam portadores do vírus, que ativa facilmente quando o sistema imunológico estiver baixo, além do aumento à susceptibilidade a neoplasias.
É muito importante levar seu gatinho a um Médico Veterinário regularmente para realizar exames.